25 de junho de 2017 by integrasul

Não seja um peixe fora d’água – Saiba o que é phishing

O phishing deve o seu nome à palavra inglesa “fishing”, cujo significado é “pescar”. O phishing consiste em utilizar métodos tecnológicos que levem o utilizador a revelar dados pessoais e/ou confidenciais.
Os ataques de phishing podem ser executados de diversas maneiras. Entretanto, eles são essencialmente divididos em dois grupos: o primeiro é o de Phishing Tradicional, que seria o equivalente a “pescar com rede”, e o segundo grupo de ataque é chamado de Spear Phishing. A tradução da palavra “Spear” para o português é lança ou arpão. Embora o phishing e o spear phishing usem técnicas similares, não devem ser confundidos. O phishing é um ataque geralmente exploratório que visa um público mais amplo, enquanto o spear phishing é uma versão direcionada do phishing. Eles são diferentes no sentido de que o phishing é um ataque mais direto – depois que os agressores roubam uma informação, como credenciais de banco, já têm o que pretendiam obter. No spear phishing, o roubo bem-sucedido de credenciais ou informações pessoais é, muitas vezes, apenas o começo do ataque porque a informação só é usada para obter acesso à rede do alvo – um passo que no fim leva ao ataque direcionado.
Último golpe de phishing na internet foi com usuários do aplicativo Uber. Ameaça utiliza uma campanha de phishing na qual cibercriminosos usam um suposto cupom do Uber com a promessa de um desconto de R$ 100. A campanha, propagada por e-mail, já afetou mais de 40 mil usuários no Brasil. É preciso ficar atento à estas falsas promoções, pois tudo que vem fácil também vai fácil.

Não seja mais uma vítima, acesse nosso hotsite e garanta a integridade de suas informações: goo.gl/F2wMPJ

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *