8 de maio de 2018 by integrasul

Autenticação de dois fatores: o que é isso e por que eu preciso disso para me proteger no mundo online?

Atualmente, todos nós passamos cada vez mais tempo na internet. Fazemos compras, transações bancárias, trabalhamos e jogamos. Tudo isso online. Mas nossas vidas digitais se tornam cada vez mais importantes e também cada vez mais expostas a riscos maiores. Os hackers estão em todos os lugares, prontos para roubar nossas identidades, limpar nossas contas bancárias e nos trancar para fora de nossos computadores. Por isso precisamos de precauções extras para proteger nosso mundo digital. Você deve ter ouvido falar da autenticação de dois fatores (2FA), ou até autenticação de múltiplos fatores (MFA) e se perguntou o que é.
Na verdade, essa é uma ferramenta cada vez mais importante para se proteger de ações maliciosas no meio digital. A autenticação, juntamente com um software de segurança para seu computador ou dispositivo móvel e um gerenciador de senhas, forma um tipo de Santíssima Trindade da segurança digital. Veja o que você precisa saber.

Primeiro, por que isso é importante?

As violações de dados se tornaram cotidianas. Mais dados foram roubados no primeiro semestre de 2017 do que no ano todo de 2016. Essas violações atingiram algumas das maiores empresas do mundo: (Target, Home Depot, TJX); hotéis (Hyatt, Hilton); empresas da internet (Yahoo, eBay, LinkedIn) e muito mais. O resultado foi um roubo maciço de senhas e nomes de usuários usados para acessar as contas nessas empresas. Com essas credenciais, os bandidos podem sequestrar essas contas e também outras nas quais você usa a mesma senha para limpar sua conta bancária, localizar dados pessoais mais sensíveis e comprar bens e serviços em seu nome.
Há literalmente bilhões de credenciais violadas circulando na darkweb. No ano passado, o Yahoo confessou que uma violação de dados comprometeu as informações de três bilhões de usuários. E, em dezembro de 2017, um banco de dados roubado, que incluía 1,4 bilhões de nomes de usuário e senhas — o maior já registrado — foi encontrado em um site oculto, já totalmente configurado para uso por hackers.
O que isso significa? Usar uma senha segura certamente ainda é uma boa ideia, mas o fluxo constante de violações faz com que suas credenciais corram riscos e complicam a gestão da segurança de suas contas online. É nisso que a autenticação de dois fatores e a autenticação de múltiplos fatores pode ajudar.

Como funciona?

A autenticação de dois fatores é uma camada adicional de segurança para sua conta, dificultando o trabalho dos bandidos que querem acessar sua conta. Com a A2F ou 2FA, saber o nome de usuário e a senha não é suficiente para acessar a conta. Um segundo “fator” é necessário: algo que você conhece (por exemplo, o nome de solteiro da sua mãe); algo que você tem (por exemplo, um código enviado via SMS, por um aplicativo ou dongle); ou algo que é seu (por exemplo, sua impressão digital). Nosso foco aqui é o segundo tipo de A2F: o código, algo que muda constantemente ou perde a validade após o uso. Esse código pode ser enviado por mensagem de texto ou através de um aplicativo seguro no seu dispositivo/computador, ou seja, é quase impossível o hacker conseguir roubar.

Fonte: Blog Trend Micro

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *