19 de abril de 2016 by integrasul

Fuja do QuickTime! Governo dos EUA alerta para perigo em PCs Windows e pede desinstalação

Se você tem o QuickTime, famoso reprodutor de mídia da Apple, instalado no PC, é melhor correr para desinstalar. O Departamento de Segurança dos EUA publicou um alerta nesta quinta-feira (14) pedindo com urgência pela remoção do programa de qualquer computador Windows, sob perigo iminente de ataques de hackers.

O aviso segue as informações divulgadas no mesmo dia pela Trend Micro, que apontou falhas sérias de segurança no software da maçã possíveis de serem exploradas por criminosos. Esse tipo de descoberta não é incomum, mas é especialmente preocupante nesse caso: a Apple não vai mais liberar atualizações para o QuickTime, incluindo correções de segurança.

Isso significa que os problemas encontrados pela empresa de segurança não terão solução, já que o programa tem código fechado e só pode ser modificado pela própria Apple. Daí a urgência para excluir máquina o mais rápido possível.

Por que tanto alarde?

Falhas de segurança em softwares de várias empresas ocorrem todos dias, e não é raro que eles também não tenham mais suporte, como no caso do Windows XP. Mas, é difícil ver o Departamento de Segurança dos EUA envolvido dessa forma, tomando a dianteira e alertar usuários com tanta urgência.

No entanto, a nota emitida pelo órgão se limita a chavões de Segurança da Informação e não entra em detalhes sobre implicações concretas à segurança do país.

O QuickTime instalado em computadores Windows continuarão a funcionar após o término do suporte. No entanto, usar software não suportado pode aumentar os riscos de vírus e outras ameaças de segurança. Potenciais consequências negativas incluem a perda da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, bem como danos aos recursos do sistema ou ativos da empresa. A única mitigação disponível é desinstalar o QuickTime para Windows.”

Como desinstalar

A Trend Micro ainda não identificou nenhum ataque ativo que esteja explorando as vulnerabilidades do QuickTime no Windows, mas só a desinstalação pode garantir segurança.

A remoção do QuicTime 7 para Windows segue o mesmo padrão de qualquer outro programa, mas, antes, é recomendado salvar chaves que você possa ter no software. Para isso, acesse o menu Editar > Preferências. Depois, basta desinstalar no Painel de Controle. Caso haja dúvidas, a Apple preparou um material de ajuda para facilitar a vida de usuários menos experientes.

Fonte: tudocelular.com

#QuickTime#segurança da informação#Trend Micro#vírus

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *