';
O “phishing”, como seu nome sugere (“phishing” vem da palavra fishing, que em inglês significa “pescaria”), tem o objetivo de “pescar” informações e dados pessoais através de mensagens falsas. O “phishing” utiliza mecanismos tecnológicos para persuadir as pessoas a passarem ao atacante algo de seu interesse.
Esse é um dos crimes virtuais mais comuns praticados na internet. No primeiro trimestre do ano passado, o número de ataques de phishing cresceu 250% e o índice registrado foi o maior da história desde que o Grupo de Trabalho Anti-Phishing (APWG) iniciou a série histórica em 2004 da Phishing Activity Trends. O aumento estrondoso de casos é atribuído ao modelo de pulverização, em que um usuário infectado é usado para enviar phishing para toda a sua rede de contatos.
Seu objetivo mais comum é o roubo, onde usuários são persuadidos a instalar softwares maliciosos ou acessar sites falsos para coleta de informações bancárias ou de cartões de crédito, mas também pode ser utilizado como forma de sabotagem, extorsão, espionagem e até mais de uma dessas finalidades combinadas.
Bons hábitos online são a melhor forma de prevenir este tipo de golpe, como por exemplo, não clicar em links suspeitos recebidos por e-mail, não abrir anexos em e-mails de desconhecidos e/ou que não foram solicitados, não dividir suas senhas com ninguém, sempre verificar se o endereço do site está escrito corretamente ou que está direcionando para o lugar que parece, etc.
A Integrasul oferece o serviço de Engenharia Social via Campanhas de Phishing, onde são realizadas ações para analisar o comportamento dos usuários, principalmente na utilização dos e-mails e, a partir disso, aplicar ações de conscientização.
É criado e enviado um e-mail falso para a lista de e-mails dos usuários da sua empresa, por exemplo. Os temas podem variar entre Internet Banking, Credenciais de Redes Sociais, Provedores de e-mail e Notícias Falsas.
A partir do envio do e-mail, é possível gerar relatórios por tipo de ameaça, departamento ou usuário para avaliar os níveis de vulnerabilidade da empresa.
Após a realização da análise, é possível aplicar ações de capacitação entre os colaboradores da empresa para gerar engajamento a favor da segurança da rede.
Cadastre-se e receba agora em seu e-mail um guia de boas práticas para a prevenção do phishing, assim como materiais para reconhecer e se proteger de ameaças virtuais.
Fale conosco:
(54) 3027.0707