Desenvolvimento Seguro: A importância do DevSecOps para o desenvolvimento de APIs

blog_1

27 de JULHO de 2023

Com a crescente sofisticação das ameaças cibernéticas, é fundamental que as organizações adotem práticas de segurança robustas desde o início do processo de desenvolvimento de software. O DevSecOps enfatiza a incorporação de medidas de segurança em todas as etapas do ciclo de vida do desenvolvimento, ajudando a mitigar riscos e proteger as aplicações contra ameaças. Neste texto, não serão abordadas metodologias e nem quais as formas para se criar um processo de desenvolvimento seguro, mas sim, demonstrar a importância e quais os benefícios que tais práticas podem trazer para a segurança das aplicações.

Mas, por que integrar segurança na esteira do desenvolvimento?

Conforme o relatório 2023 State of API, do Instituto Postman, o Brasil é o quarto maior país usuário de APIs como linguagem de troca de dados entre aplicações empresariais. As organizações estão cada vez mais usando Aplicações Web para fornecer funções de negócios a seus clientes, como vendas em tempo real, transações, gerenciamento de inventário em vários fornecedores, incluindo comércio eletrônico, fluxo de trabalho e gerenciamento da cadeia de suprimentos. E com o crescente consumo das APIs vem a necessidade da adequação e da rápida entrega ao mercado, e é comum vermos empresas tendo que adequar o seu negócio para a utilização de APIs integradas aos seus sistemas. Porém, na maioria das vezes, não há uma checagem da segurança daquela API.

Ao incorporarmos um processo de DevSecOps, conseguimos evoluir a reputação e confiança perante os clientes. Ao adotar práticas de DevSecOps, as organizações demonstram um compromisso com a segurança e a proteção dos dados dos clientes, fortalecendo a confiança em seus produtos e serviços. Além disso, muitas empresas estão sujeitas a regulamentações de segurança e proteção de dados.

O DevSecOps ajuda as organizações a atender a essas regulamentações ao incorporar medidas de segurança desde o início do desenvolvimento e fornecer rastreabilidade e auditoria de processos. Também, incentiva a colaboração estreita entre equipes de desenvolvimento, segurança e operações. Ao promover uma cultura de segurança compartilhada, as equipes podem trocar conhecimentos, identificar e resolver vulnerabilidades de segurança de forma colaborativa, garantindo uma postura mais forte contra ameaças.

E como mencionado, com o crescente consumo e a necessidade da entrega rápida, o DevSecOps promove a integração contínua e a entrega contínua (CI/CD), permitindo que as empresas desenvolvam, testem e implantem softwares de forma rápida e frequente. Ao abordar a segurança como parte integrante desse processo, as organizações podem garantir que a agilidade e a velocidade não comprometam a segurança das aplicações.

Abaixo, a lista de 5 benefícios ao integrar DevSecOps na esteira de desenvolvimento:

1. Melhor segurança: Ajuda a integrar a segurança no ciclo de vida do desenvolvimento, o que pode colaborar com a identificação e correção de vulnerabilidades de segurança mais cedo. Isso pode levar a sistemas de software mais seguros e resistentes.

2. Melhor velocidade: Pode ajudar a acelerar o desenvolvimento e a implantação de software, integrando as equipes de desenvolvimento, operações e segurança. Isso pode ajudar as empresas a lançar novos produtos e recursos mais rapidamente.

3. Melhor qualidade: Pode ajudar a melhorar a qualidade do software, integrando testes de segurança no ciclo de vida do desenvolvimento. Isso ajuda a identificar e corrigir bugs e vulnerabilidades antes que eles cheguem aos usuários.

4. Melhor eficiência: Pode ajudar a melhorar a eficiência das equipes de desenvolvimento, operações e segurança, integrando suas funções e responsabilidades. Assim, as empresas podem economizar dinheiro e recursos.

5. Melhor conformidade: Pode ajudar as empresas a cumprir as regulamentações de segurança, integrando estes requisitos no ciclo de vida do desenvolvimento. Desta forma, as empresas evitam multas e penalidades.

A integração de DevSecOps é um passo crucial para as organizações que desejam fortalecer sua segurança cibernética, garantir a confiança dos clientes, acelerar o desenvolvimento de produtos e cumprir as regulamentações de segurança. Ao adotar essa abordagem, as empresas estarão mais bem preparadas para enfrentar os desafios do mundo digital em constante evolução.

 

Assine a nossa newslettere receba as novidades da Integrasul em seu e-mail.

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Você precisa aceitar a Política de Privacidade