07 de NOVEMBRO
O avanço da Inteligência Artificial (IA) Generativa trouxe novos desafios para o cenário da cibersegurança. O que antes era apenas um incômodo para os usuários tornou-se uma ameaça complexa e organizada. Cibercriminosos, utilizam bots automatizados, sock puppets e identidades sintéticas criadas por deepfakes, para realizar campanhas de spear phishing e engenharia social com alta nível de confiabilidade das vítimas.
Esse contexto exige uma mudança de mentalidade, saindo da atuação reativa para estratégias proativas. A superfície de ataque aumenta conforme as organizações estão mais presentes no ambiente digital. Para proteger marcas, usuários e finanças das empresas é necessário contar com abordagens integradas que combinam diferentes ferramentas e tecnologias como a própria IA, monitoramento contínuo e soluções automatizadas.
Entendendo o novo modelo de perfis falsos
A sofisticação dos atacantes exige que as organizações saibam quais são as quatro principais categorias de perfis falsos:
1. Bots automatizados: são contas controladas por softwares utilizadas principalmente para a realização de operações em massa, como a disseminação de desinformação ou a amplificação de mensagens.
2. Sock puppets operados por humanos: são perfis controlados manualmente para fins de engenharia social personalizada, visando a infiltração em determinadas redes ou influenciar opiniões de maneira direcionada.
3. Personas sintéticas: são perfis criados por inteligência artificial para gerar imagens humanizados, construindo identidades que possam ser confundidas pelo público como se fossem reais.
4. Perfis baseados em deepfake: utilizando vídeos ou áudios manipulados por IA para imitar a aparência e a voz de pessoas reais, como executivos ou parceiros.
Quais são os riscos dos perfis falsos para as empresas?
O impacto do aumento dos perfis falsos pode atingir os pilares operacionais, financeiros e reputacionais das empresas de diferentes maneiras, como:
1. Fraude financeira e falsificação de executivos
Perfis falsos altamente convincentes com uso de avatares ou deepfakes podem ser utilizados em campanhas de phishing.
Atacantes imitam executivos, fornecedores ou parceiros, manipulando funcionários para realizar transferências bancárias fraudulentas, aplicar golpes de notas fiscais ou autorizar pagamentos ilícitos, resultando em perdas financeiras.
2. Disrupção operacional e desinformação
Ações maliciosas podem disseminar desinformação direcionada, visando desestabilizar cadeias de suprimentos ou comunicações internas.
Redes coordenadas de bots podem propagar informações falsas, gerando confusão, atrasos nas operações e afetar a linha de produção e a logística.
3. Dano reputacional e perda de confiança
Em poucas horas, um perfil falso pode minar a autoridade da marca, desestabilizar a confiança do cliente e gerar associações negativas de longo prazo. Além disso, incidentes assim podem levar as empresas até mesmo a consequências legais custosas.
A especialização das formas de criação dos perfis falsos
A criação de perfis falsos deixou de ser algo amador. Hoje, essa prática pode ser feita em massa e ser até automatizada pelo uso de algumas ferramentas, são elas:
• IA Generativa: para a criação de conteúdos similares aos reais.
• Automação comportamental: simula interações humanas realistas para evitar a detecção.
• LLMs (Large Language Models): para a criação de diálogos convincentes em ataques de engenharia social.
Qual o perigo dos anúncios pagos maliciosos?
Além dos perfis, os anúncios pagos maliciosos também são um vetor de ameaça existente nas redes sociais. Eles são transitórios, direcionados e contextuais, o que dificulta a detecção manual e possuem algumas características em comum:
• Descoberta limitada: costumam ser ativados fora do horário comercial para evitar o rastreio das equipes de segurança.
• Personalização extrema: exploram algoritmos de publicidade, atacantes exibem anúncios altamente personalizados baseados na atividade recente dos usuários, combinados com gatilhos de urgência para aumentar a taxa de sucesso.
• Técnicas de evasão: muitos anúncios usam segmentação exclusiva por dispositivo, aparecendo apenas em smartphones, escapando de ferramentas de monitoramento focadas em desktops.
Quais estratégias de defesa proativas podem ser utilizadas?
As organizações não podem mais depender apenas de métodos manuais e reativos para detectar as tentativas. Nesses casos, a utilização de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial pode ser uma forma de detecção superior, priorização de necessidades de ação e resposta rápida.
As ferramentas de inteligência artificial podem ser usadas na detecção de ameaças?
Existem soluções especializadas que utilizam modelos de IA para processar milhões de ameaças diariamente, combinando inclusive, análise visual, textual e contextual com vantagens como:
• Análise avançada: classificação de ameaças com precisão, avaliação de atributos visuais, títulos de anúncios e textos, para reduzir o esforço manual.
• Priorização: identificação do status de verificação de um perfil ou a plataforma de publicação, priorização da remoção de falsificações de alto risco.
• Inteligência visual: detecção de cores predominantes em uma ameaça. Isso permite que marcas com identidades visuais fortes tem o reconhecimento do uso não autorizado de seus ativos visuais, aumentando a precisão e reduzindo falsos positivos.
• Proteção de executivos: possibilidade de blindar pessoas chave da empresa com tecnologias de identificação facial para rastrear o uso não autorizado da imagem de líderes, mesmo com pessoas que possuem a sua imagem amplamente divulgada.
• Resposta e mitigação automatizados: realizar o takedown manualmente é demorado e caro. O processo otimizado com inteligência artificial leva horas ou, até mesmo, minutos. Essa resposta rápida impede o ataque de ganhar tração, minimizando danos e preservando a reputação da empresa.
Combater perfis falsos, deepfakes e anúncios maliciosos não é mais uma opção, é uma necessidade fundamental de cibersegurança em 2025. Otimizar esse monitoramento deve estar na lista de prioridades da sua organização para identificar, priorizar e neutralizar rapidamente as ameaças.
Para isso oferecemos aos nossos clientes opções de serviços de monitoramento com inteligência avançada, automação e ferramentas específicas para garantir a integridade da sua marca e a segurança dos seus usuários e clientes. Fale conosco e vamos desenvolver a estratégia de segurança proativa mais adequada ao perfil da sua empresa.