Segurança da Informação: 10 Dicas para Proteger a sua Empresa de Ataques Virtuais em 2022

finger-pressing-a-virtual-lock

11 de MARÇO de 2022

Desde o início da pandemia muitas mudanças aconteceram na rotina de trabalho de diversos setores. O home office se popularizou e a transformação digital foi acelerada, com isso, veio a crescente onda de ataques virtuais. 

Dois anos depois, diversos métodos e estratégias têm sido explorados quando o assunto é segurança da informação. Discutir estas políticas e analisar novas opções de proteção, se tornou fundamental para qualquer negócio no cenário atual.

Confira as 10 principais dicas que têm ajudado empresas a manter a segurança da informação:

1 - TREINE SEUS COLABORADORES

Elaborar um guia de segurança interno que sua equipe possa seguir, é o primeiro passo para evitar ataques oriundos de falhas humanas. Dicas básicas como: evitar links de origem suspeita ou compartilhar dados com contatos não verificados, devem ser reforçadas. 

Esta medida, além de servir de alerta contra as abordagens mais comuns, colabora para que sua equipe se sinta mais segura trabalhando, principalmente, à distância, aumentando a segurança da informação da sua empresa.

2 - ARMAZENE DADOS EM NUVEM

É importante desmistificar o conceito de que o armazenamento em nuvem pode ser perigoso, na realidade, essa medida é, muitas vezes, mais eficaz do que manter os dados em computadores com baixa ou nenhuma proteção avançada.

Ao utilizar um sistema em nuvem, seja privada ou pública, sua marca contará com as camadas de segurança fornecidas pela empresa prestadora do serviço.

Além disso, é importante atentar para o fato de que a nuvem funciona como um backup de dados, ou seja, se a sua empresa sofrer qualquer dano físico aos equipamentos, as informações do seu negócio permanecerão protegidas.

Analisar as opções no formato público, privado ou híbrido, têm sido uma alternativa valiosa para negócios de todos os tamanhos manterem sua segurança da informação.

3 - PROTEJA SUA REDE INTERNA

Diversos ataques cibernéticos que colocam em risco a segurança da informação são realizados por meio do acesso Wi-Fi. Com isso em mente, é importante analisar as condições de proteção da sua rede interna.

Alternativas válidas como a utilização de antivírus, serviços de segurança da informação e gestão do acesso à internet, inibem abordagens externas e ataques de links não seguros, pois irão monitorar e controlar todo o tráfego da rede.

4 - ATUALIZE-SE 

Não negligencie as solicitações de atualização dos seus sistemas, softwares e aplicativos, muitas vezes elas servem para reparar falhas na segurança e acompanhar a evolução dos malwares, evitando que novas estratégias de ataque atinjam o seu negócio.

5 - OPTE PELA CRIPTOGRAFIA

A criptografia de dados é uma tática antiga, porém eficiente para preservar a segurança da informação. Caso sua empresa tenha dados roubados, a criptografia vai impedir que eles possam ser decodificados e acessados.

6 - PREVENÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

O primeiro passo para garantir a integridade dos seus dados e a maior segurança da informação possível é entender a necessidade de buscar atualização constantemente.

Implementar uma gestão de vulnerabilidade é um bom começo para ter um comportamento proativo e estar um passo à frente dos ataques virtuais.

7 - VERIFICAÇÃO EM DOIS FATORES

Diversos roubos de dados também ocorrem quando as senhas são descobertas, por isso, use a verificação de dupla autenticação, busque por combinações mais complexas e, quando possível, opte por passphrase como proteção extra.

8 - PLANEJAMENTO PARA EMERGÊNCIAS

Mais do que prevenir, é importante ter um plano para quando as coisas dão errado. Oferecer uma resposta rápida pode, muitas vezes, minimizar os danos causados pelas informações roubadas.

Você pode se interessar também: tendências da segurança da informação em 2022

9- IMPLEMENTE A GESTÃO DE ACESSOS

Limitar o acesso da sua equipe apenas às informações pertinentes de cada área, ajuda a prevenir que qualquer acesso roubado, alcance a totalidade de dados da empresa. Esta hierarquização de informações serve também para diagnosticar como possíveis invasões conseguiram furar as barreiras de proteção e, assim, prevenir novas abordagens.

10 - CONTE COM UM TIME CAPACITADO

A segurança da informação é um tema complexo que deve ser tratado com a devida importância. Além de contar com uma equipe interna eficiente, busque parcerias de negócio que possam oferecer soluções modernas e eficazes.

Você pode se interessar também: previsões e tendências sobre cybersegurança para 2022

Esta iniciativa vai otimizar o tempo de trabalho do seu time, permitindo que possam focar em ações essenciais do negócio.

Com todas essas dicas ficou mais fácil elaborar um plano de ação para as particularidades do seu setor, não é mesmo? 

Tenha em mente que não existe uma receita de bolo para a segurança de dados, por isso, é importante contar com tecnologias e parceiros confiáveis, além de buscar o constante aprimoramento da sua gestão de segurança.

Conte com a equipe da Integrasul para aumentar a segurança da informação da sua empresa. Solicite um orçamento.

Assine a nossa newslettere receba as novidades da Integrasul em seu e-mail.

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Você precisa aceitar a Política de Privacidade