Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade: os 3 pilares da Segurança da Informação

Sem-Título-1-8-750x279

28 de JUNHO de 2021

Quando falamos em segurança da informação devemos nos preocupar com os 3 pilares – confidencialidade, integridade e disponibilidade – que são essenciais em qualquer política interna de Tecnologia da Informação, garantindo que os processos internos fluam corretamente.

A disponibilidade de ferramentas e a amplitude dos conceitos de Big Data e internet das coisas (IoT) obrigaram as empresas a repensarem aspectos relacionados ao seu compliance, a fim de que o controle total do acesso à informação, principalmente devido ao surgimento de novos tipos de ataques e ameaças internas, seja viabilizado. Portanto, para prevenir os possíveis ataques, a resposta começa pela revisão constante dos princípios da segurança da informação:

Confidencialidade:

Faz com que a informação seja restrita e esteja somente disponível para usuários autorizados, é comum que as informações sejam categorizadas de acordo com o seu nível de criticidade, ou seja, a extensão do dano que poderia ser causado, caso fossem expostas e em função das medidas de segurança que precisam ser implementadas conforme essa característica.

Integridade:

Identificar se as informações não sofreram alterações durante o seu processamento, pois todos documentos precisam ser preservados como foram criados (ativos da informação).

Disponibilidade:

Vamos ter acesso à informação quando precisarmos dela, sendo acesso a qualquer momento pelos colaboradores. Esse aspecto garante que as informações e os recursos estejam disponíveis para aqueles que precisam deles, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Falhas tecnológicas, ameaças de criminosos virtuais, erros no dimensionamento do projeto de tecnologia e falta de capacitação dos colaboradores são as principais causas de perda de dados, mas há inúmeras outras variáveis a se considerar, principalmente quando estamos falando de ambientes em que o acesso à informação é aberto.

Dessa forma, as Políticas de Segurança da Informação implementadas na empresa, garantem que sua rede corporativa irá ter um ambiente confiável.

Como visto acima, garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade é fundamental para garantir a segurança e a consistência dos dados corporativos. Sem o devido cuidado com esses três pontos, a empresa pode ser vítima de ataques virtuais que podem ocasionar um grande prejuízo, além de ficar à mercê de falhas que geram retrabalhos e perdas de dados estratégicos. A Integrasul oferece soluções completas para a segurança da informação de empresas, com um portfólio amplo de tecnologias e a experiência de décadas de atuação na área.


 

Assine a nossa newslettere receba as novidades da Integrasul em seu e-mail.

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Você precisa aceitar a Política de Privacidade