Entenda o que é Serviço de Pentest e qual sua importância para a segurança da sua empresa

invasao1

28 de JUNHO de 2021

O Serviço de Pentest é um conjunto de ferramentas que podem lhe ajudar no combate contra ataques virtuais no servidor da sua empresa. 

Quando falamos em ataque virtual, é muito comum associarmos essa ação com contas pessoais, como redes sociais e e-mails.

Mas e quando isso acontece no servidor de uma empresa? Já pensou na quantidade de informações sigilosas que podem ser acessadas e até roubadas?

Sabendo dos riscos que a sua empresa corre todos os dias, decidimos te explicar como funciona o nosso serviço de Pentest.

O que é Serviço de Pentest?

O pentest, do inglês Pentetration Test, ou Teste de Penetração, é um conjunto de ferramentas utilizadas para testar as vulnerabilidades e falhas de segurança de redes corporativas.

Por meio desses testes o profissional chamado de pentester avalia e repassa para a empresa um relatório completo de todas as falhas de segurança com propósito de corrigi-las. Assim, no futuro, a rede da empresa estará preparada para um ataque virtual.

Etapas

Levantamento de dados

Nessa primeira etapa do teste de intrusão o profissional pentester procura coletar todos os dados e informações possíveis referentes a empresa que está contratando os serviços.

Análise da rede

Após fazer o levantamento de dados, é feita uma análise completa do que está presente na rede da empresa, como servidores e sistemas operacionais.

Teste de intrusão

A partir das informações levantadas, o pentester irá utilizar ferramentas e técnicas específicas para acessar o servidor da empresa e verificar as vulnerabilidades e falhas de segurança.

Com isso é gerado um relatório detalhado, apresentando todos os elementos vulneráveis e falhas presentes na rede corporativa.

Tipos de Pentest Integrasul

White Box

Todas informações necessárias para a realização do teste são enviadas à equipe da Integrasul. Desde uma listagem de arquivos, códigos de aplicação até as credenciais de acesso para uma possível tentativa de escalação de privilégios.

O teste poderá direcionar certeiramente seu ataque e descobrir o que precisa ser aprimorado e reorientado.

Grey Box

Este simula um ataque quase real, pois o auditor possui apenas informações relevantes sobre o sistema.

O teste “Caixa Cinza” investirá tempo e recursos para identificar tais vulnerabilidades e ameaças, se baseando na quantidade de informações específicas que foram coletadas.

Black Box

Esta análise é a mais realista se comparada a um ataque real, pois o cliente fornece apenas o alvo (target) e o auditor deve descobrir o restante.

Muito recomendado para entender quais informações da sua empresa podem ser obtidas via internet e também utilizada para testar a equipe de resposta à incidentes de segurança. Por isso, este é o Serviço de Pentest que a Integrasul mais aconselha para empresas.

Vantagens de Contratar o Serviço de Pentest da Integrasul

Com o teste de intrusão, é possível conhecer as vulnerabilidades da sua empresa através de um feedback detalhado feito por profissionais.
Além disso, ao fazer um pentest na sua rede, você estará protegendo a reputação da sua empresa e diminuindo as chances de cometer erros de segurança no futuro.

Com o Serviço de Pentest você estará garantindo o crescimento dos seus negócios!

Previna ataques virtuais com a Integrasul! Entre em contato e tire suas dúvidas clicando aqui.

 

Assine a nossa newslettere receba as novidades da Integrasul em seu e-mail.

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Você precisa aceitar a Política de Privacidade