Segurança cibernética: 6 filmes sobre segurança digital

thumb-e1600778016198-750x345

28 de JUNHO de 2021

Segurança cibernética é um assunto que vem sendo cada vez mais discutido ao longo dos anos. 

Com o advento da internet e ferramentas digitais presentes no cotidiano da população, o risco de invasões e roubo de dados aumenta gradativamente.

No entanto, a discussão sobre ataques cibernéticos e vulnerabilidade virtual não se restringe apenas à noticiários e outros canais de informações, como também são retratados nas telas de cinema.

(Se você já viu o filme A Rede Social ou Matrix sabe do que estamos falando.)

Leia também: Trabalho em home office. E a segurança das informações, como ficam?

Por isso, neste post, vamos listar 6 filmes sobre segurança cibernética e proteção de dados. Continue lendo para conferir!
6 Filmes sobre Segurança Cibernética 
Atualmente, o conhecimento está à poucos cliques de distância, assim como o armazenamento de dados, que antes eram registrados em arquivos físicos, estão disponíveis full time em softwares e plataformas na internet.
Desse modo, o acesso à informações é ainda mais facilitado, tanto para quem possui permissão, como para pessoas mal intencionadas. 
Sabendo disso, vamos listar 6 filmes para você entender mais sobre segurança virtual e como se proteger de ataques:
Snowden (2016)
Nesse filme baseado em fatos reais, o agente da CIA Edward Snowden expõe o esquema de vigilância mundial praticado ilegalmente pelo governo dos EUA.
Durante a trama, é possível observar a facilidade com que agentes e outras pessoas ligadas ao esquema acessavam dados e acontecimentos em tempo real da vida do agente. 
Isso nos mostra uma dimensão do quanto a tecnologia evoluiu e apresenta riscos para qualquer indivíduo.

Code 2600 (2012)
O documentário de 2012 conta a trajetória da Era Tecnológica através de eventos e pessoas que ajudaram a construí-la ao longo do tempo.
Estrelado pelo criptógrafo estadunidense e especialista em segurança computacional, Bruce Schneier,  o filme aborda a importância da proteção de dados e mostra como o hacking passou de hobby para profissão. 

The Defenders (2018)
Este documentário nos mostra como foram os 6 grandes ataques cibernéticos que ocorreram durante as Olimpíadas de Londres no ano de 2012. 
Naquele período, hackers vazaram informações de centenas de pessoas, incluindo dados do jornal The New York Times e da empresa Sony Pictures. 

Millennium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (2011)
A primeira adaptação da trilogia Millennium, redigida por Stieg Larsson, aborda diversas questões de segurança cibernética e privacidade virtual. 
A personagem Lisbeth é uma hacker perturbada que transmite senhas e logins de segurança. Ao lado do jornalista Mikael, ela  desvenda um crime que ocorreu nos anos 60 com suas habilidades.

Sujeito a Termos e Condições (2013)
O filme de 2013 trata questões do nosso cotidiano de forma realista, como o consentimento em termos de aplicativos e contratos na internet. 
Através da obra, é possível perceber pequenos pontos-chave em ofertas feitas na web, como formulários de cadastro, anúncios e promoções que parecem ser “inofensivos”.

Mr. Robot
Por fim, o último item da nossa lista não se trata de um filme, mas sim de uma série que aborda a rotina do engenheiro de cibersegurança e hacker, Elliot Alderson.
Durante as 4 temporadas da série, vemos o desenrolar de diversas questões pessoais do protagonista e como a tecnologia pode ser utilizada de formas inusitadas. 
A série caracteriza importantes aspectos de segurança cibernética e aborda reflexões profundas sobre o avanço das ferramentas e mecanismos digitais.
Importância de garantir a Segurança Cibernética 
Implantar uma política de segurança cibernética no seu negócio é indispensável para evitar incidentes e prejuízos no futuro.
Ao investir na proteção de dados contidos na rede do seu negócio, você estará garantindo que nenhuma informação sobre seus clientes e funcionários sejam expostas ( como vimos nos filmes listados).
Além disso, você previne que as atividades sejam paralisadas repentinamente devido à um ataque virtual.
Deseja saber como você pode proteger o seu negócio de ameaças virtuais? Conheça o serviço de Gestão de Ameaças Virtuais da Integrasul. 

Com esse serviço: 
– O seu negócio terá uma defesa personalizada contra ataques direcionados;
– Será possível identificar vírus e outros malwares em atividade na rede;
– Você receberá um alerta de ações necessárias para ameaças identificadas. 
Entre em contato conosco e veja a melhor solução para garantir a segurança da sua empresa.

Assine a nossa newslettere receba as novidades da Integrasul em seu e-mail.

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Você precisa aceitar a Política de Privacidade