Ameaças cibernéticas: conheça as mais comuns e como se defender delas

1_blog

03 de AGOSTO de 2022


Uma das maiores preocupações das empresas na atualidade é garantir uma experiência segura aos usuários em seus sites. Por isso, preparamos uma lista das principais ameaças digitais e também das soluções efetivas para evitar contratempos. Confira: 

Malwares: são arquivos ou aplicativos criados para roubar dados de celulares e computadores. Para que o roubo seja efetivado, é preciso que o arquivo ou aplicativo seja aberto ou iniciado no dispositivo.
Prevenção: fique atento a todas as instalações de softwares realizadas, não abra mensagens de SMS e e-mail suspeitos, além de não clicar em links desconhecidos. 


Ransomwares: uma das ameaças cibernéticas que vem se tornando cada vez mais frequente, os ransomwares têm origem de malwares, em que, a partir deles, hackers roubam dados e bloqueiam acessos, sequestrando as informações de uma empresa. 
Uma vez com os dados retidos, os cibercriminosos pedem resgate para devolver os acessos. Importante: em caso de não pagamento, os dados podem ser expostos. Se a empresa não tiver backup, pode haver a perda das informações.
Prevenção: a contratação de uma empresa especializada em segurança de dados é muito importante. Nesse texto sobre Criptografia de dados, você confere algumas informações sobre a importância da proteção de informações.


Phishing: são as chamadas páginas fake. Podem ser de sites, redes sociais ou WhatsApp, onde nomes, identidade visual ou fotos de outras pessoas e empresas são usadas sem autorização. O objetivo mais comum dessa ameaça cibernética é aplicar golpes, principalmente bancários. Leia mais sobre o assunto neste texto: Golpes Virtuais no Brasil.
Prevenção:
antes de realizar qualquer transação ou informar qualquer dado, certifique-se de quem está do outro lado. Na dúvida, ligue para a empresa ou para a pessoa, usando um e-mail ou número distinto daquele que a comunicação suspeita foi estabelecida.


Invasão de redes Wi-Fi: essa ameaça cibernética é, frequentemente, realizada por hackers em redes que não possuem sistema de proteção. Em geral, ocorre em redes abertas ou VPN. Uma vez concretizando a invasão, o cibercriminoso pode roubar informações pessoais e confidenciais.
Prevenção: não conecte seus dispositivos à redes abertas, desconhecidas ou que você não tem certeza da segurança oferecida.


Vazamento de dados: o Brasil é o sexto país no mundo com mais informações vazadas. Esses dados podem ser pessoais, profissionais e até de conteúdos íntimos.
Prevenção: assim como as invasões em redes Wi-Fi, o vazamento de dados torna-se mais arriscado quando você conecta dispositivos à redes abertas e desconhecidas. Evite também o uso de redes VPN. 


Spyware: tem como objetivo espionar as atividades realizadas no sistema, assim, é possível encontrar brechas de segurança e facilitar a invasão à rede.
Prevenção: uma das formas mais efetivas de evitar invasões são os Testes de Intrusão.


DDoS: uma das figurinhas mais carimbadas das ameaças cibernéticas, tem como propósito derrubar páginas. Para isso, são enviadas grandes quantidades de tentativas de acesso simultâneas, causando a sobrecarga da rede ou sistema, fazendo com que a página saia temporariamente do ar.
Prevenção: para evitar ataques DDoS, certifique-se de que seu site possui estratégias de segurança eficazes.


Botnet: Malware de botnet trata-se de computadores comprometidos ou sequestrados, que possibilitam a ação hacker para controlar remotamente outros computadores ou dispositivos infectados. Dessa forma, o cibercriminoso pode acessar qualquer informação que desejar.
Prevenção: instale um antivírus em seus dispositivos e os mantenha atualizados e em constante vigilância. 


Golpes com criptomoedas: as cyber moedas estão cada vez mais valorizadas, fazendo com que pessoas mal intencionadas criem estratégias para ganhar dinheiro virtual.
A estratégia dessa ameaça cibernética é simples: o criminoso cria uma empresa que promete render lucros milagrosos a partir de um investimento. As pessoas fazem o investimento, porém, descobrem da pior forma que a empresa não existe e que o dinheiro investido foi perdido.
Prevenção: antes de fazer qualquer investimento, certifique-se de que a empresa é séria. 


Segurança da informação: você pode contar com a Integrasul para garantir a segurança do site e da rede da sua empresa!

Nós temos mais de 20 anos de experiência no mercado de TI, oferecendo suporte com uma equipe de consultores certificados em avançadas ferramentas e metodologias, que garantem a integridade dos seus dados.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato e converse com nosso time de vendas.

Assine a nossa newslettere receba as novidades da Integrasul em seu e-mail.

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Você precisa aceitar a Política de Privacidade