Testes de intrusão: saiba o que eles são e para que servem

28/03/2022

Testes de intrusão: saiba o que eles são e para que servem

teste de intrusão

Antes de falarmos sobre o teste de intrusão, é preciso saber: afinal, o que é uma intrusão cibernética?

Cyber invasão ou cyber intrusão nada mais é do que um ataque hacker que, na maioria das vezes, tem como objetivo principal espionar e roubar dados armazenados em nossas redes.
 
Esses ataques são mais comuns nas redes de pessoas famosas ou empresas. Isso porque nessas redes, há maior possibilidade de se encontrar informações que podem ser usadas para obtenção de lucro. 

Por isso, fique atento à segurança da sua rede!
 

O que é um teste de intrusão:


Em uma realidade cada vez mais conectada à internet, a segurança dos dados que armazenamos em nossos dispositivos como smartphones, tablets, computadores e notebooks é uma preocupação cada vez maior. 

Isso ocorre porque na mesma medida que a tecnologia evolui para nos fornecer comodidade, praticidade e privacidade, os hackers trabalham para burlar sistemas e roubar dados confidenciais de pessoas físicas e instituições.

É aí que entra o teste de intrusão. Uma estratégia focada em avaliar e indicar possíveis falhas na segurança da sua rede. O método é especializado em manter a segurança dos dados armazenados, sejam eles pessoais ou da sua empresa.

Como um teste de intrusão funciona:

Com a função de qualificar os mecanismos de proteção da sua rede, o teste de intrusão simula um ataque hacker. Nesse processo, são avaliados quais são as possibilidades de invasão e intrusão, além dos pontos fortes e fracos das ferramentas de segurança utilizadas.

O processo completo de um teste de intrusão possui 5 etapas:

Reconhecimento: aqui a busca é por informações que facilitem a invasão. 

Varredura: momento onde é analisado tudo que está na rede. Descobre-se, por exemplo, quais os IPs, servidores e sistemas operacionais estão presentes na rede onde o teste de intrusão está sendo feito. 

Acesso: com os dados coletados pela varredura, já se tem os pontos fracos do sistema, então a tentativa de invasão é realizada. Quando se obtém êxito, vamos ao próximo passo.

Entrada na rede: uma vez dentro da rede, é preciso encontrar um jeito de permanecer nela, dessa forma, há uma tentativa sucessiva de acessos, pois há sistemas que possuem camadas de proteção, o que dificulta a permanência.
 
Diagnóstico: esta é a última etapa do teste de intrusão. Nela é feito o diagnóstico da rede, onde identificam-se falhas e vulnerabilidades. 

Após a finalização das etapas, um relatório minucioso é elaborado. Já é possível identificar as vulnerabilidades e solucioná-las. 

 

Porque investir em teste de intrusão


Com uma população cada vez mais conectada, empresas que demonstram cuidado com a proteção de dados recebem um voto de confiança a mais por parte do usuário ou cliente. 

Há sempre uma preocupação por parte dos consumidores a respeito das informações fornecidas. Como serão armazenadas e para que fins elas serão usadas? Dessa forma, é bem interessante demonstrar aos seus clientes que sua instituição é digna de confiança e que os dados informados estão protegidos. 

Além de melhor visibilidade por parte do usuário, também há a prevenção de crise grave que pode ser causada por uma invasão, ou seja, realizando um teste de intrusão, sua corporação está se adiantando a um problema bem grande. 

Com o teste de intrusão, você prevê possíveis problemas e soluciona colapsos antes de eles acontecerem. 

Você poderá se interessar também: confira 10 dicas para proteger sua empresa de ataques virtuais

 

Qual a relevância da realização dos testes de intrusão: 


Proteção de dados atualmente é uma prioridade tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. É uma segurança de que os dados pessoais ou de clientes estão bem guardados e não serão usados com objetivos escusos.

Por isso, indicamos a realização do teste de intrusão periodicamente, ao menos duas vezes ao ano, afinal, segurança nunca é demais. 

Agora que você já sabe o que é um teste de intrusão e quais são os seus benefícios, é hora de colocá-lo em prática. Conte com a Integrasul para isso! 

 No módulo oferecido por nós, você terá os serviços de:

 
  • Análise de vulnerabilidades;
  • Teste de Intrusão;
  • Portscan.

Para saber mais, entre em contato e solicite seu orçamento clicando aqui.

Soluções da Integrasul 

Nossa empresa possui mais de 20 anos no mercado de tecnologia e segurança cibernética. Com uma equipe de consultores certificados em avançadas ferramentas e metodologias, oferecemos soluções eficazes no ramo de TI para otimizar e proteger sua rede! 

Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços. Entrar em contato.

 

Veja também

1652193902698

Accelerate 2022 - A Integrasul está Presente

Saiba mais
criptografia de dados

Criptografia de Dados: qual a sua importância em uma eventual perda de dados

Saiba mais

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades da Integrasul em seu e-mail.