Cibercrime no Brasil e no mundo: O que é e quais são os mais comuns?

12/07/2021 - 3 min. de leitura

Cibercrime no Brasil e no mundo: O que é e quais são os mais comuns?

cybersecurity_lock_with_abstract_circuits_of_security_fabric_by_phive2015_gettyimages-614137876_2400x1600-100842365-large-750x500


O cibercrime no Brasil e no mundo aumentou consideravelmente nos últimos anos.Isso porque, além dos avanços tecnológicos, a pandemia de Covid-19 também contribuiu para o acesso mais recorrente das redes e canais online. 

Aquisições que antes eram realizadas nas lojas físicas, se tornaram ainda mais comuns em e-commerces, e com isso, o registro de informações pessoais passou a circular em maiores quantidades na internet. 

Além disso, a segurança de dados no home office também foi afetada, o que resultou em diversos cibercrimes durante o período de isolamento. 

Você também pode se interessar: Entenda o que é Serviço de Pentest e sua importância

Sabendo disso, vamos explicar de uma vez por todas o que é cibercrime, como identificar e formas de combater. Ficou interessado? Então permaneça até o fim e confira um bônus especial para você! Boa leitura.


 

Afinal, o que é cibercrime? 


O termo cibercrime ou, ainda, crime cibernético, é utilizado para referir-se às atividades criminosas envolvendo computadores e sistemas virtuais. 

Nesse caso, configura-se como cibercrime todos os tipos de ações que visam o roubo, armazenamento ou visualização de informações sigilosas.

Vale destacar que, dentro desse panorama de crimes cibernéticos, os hackers não são os únicos a realizarem atividades ilegais na internet. 

O download de ficheiros e conteúdos que possuem copyright (direito do autor) também podem ser intitulados como crime. 

Apesar disso, os cibercrimes no Brasil, que envolvem ameaças, roubo e vazamento de dados, têm como punição a detenção do criminoso e, em alguns casos, acompanhada de multas altíssimas.



 

Como identificar um cibercrime?


Seja um cibercrime no Brasil, ou em qualquer outro país, pode demorar para que você perceba que foi vítima de uma cilada armada por hackers.

Portanto, separamos alguns sinais para que você fique atento e não caia em um golpe virtual. Confira agora os principais sinais: 



 

Links e anexos suspeitos


Você está recebendo e-mails e mensagens de texto com links ou anexos suspeitos? Cuidado, essas podem ser tentativas de phishing, ou seja, uma técnica usada para roubar dados.

Esse tipo de cibercrime ocorre através do envio de links com destino para sites maliciosos, e até anexos infectados com malwares. 

Ao descarregar esses arquivos no seu computador, você correrá o risco de ser alvo de roubo, vazamento de informações e até poderá infectar o servidor de outras pessoas que você possui contato. 

Isso é mais comum em empresas e órgãos do governo, onde o phishing pode ser utilizado para acessar uma cadeia de informações sigilosas. 



 

O computador fica aquecido facilmente


Embora não seja tão comum, o superaquecimento do computador pode ser um sinal de que há um vírus ou ransomware presente no dispositivo. 

Esse vírus pode ser enviado por meio de links e anexos, como falamos anteriormente, ou devido à uma falha na segurança. 

Usar senhas fáceis e se conectar a redes de wifi abertas são outros exemplos de aberturas que você pode dar para que seu computador seja infectado. 



 

Aplicativos surgem de forma misteriosa 


Se você observou o surgimento misterioso de aplicativos e ferramentas no seu computador ou smartphone, provavelmente você está sendo alvo de um cibercrime.

Isso acontece através de vulnerabilidades no servidor, que permitem a instalação de aplicativos maliciosos. 

Por sua vez, esses arquivos podem ser utilizados para o roubo, vazamento ou até exclusão de informações pessoais. 

No caso de empresas, isso é extremamente perigoso, devido a quantidade de dados de clientes armazenados nos servidores. 

Logo, é muito importante estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 



 

Percurso do cibercrime no Brasil


Nos últimos anos, os casos de cibercrime no Brasil aumentaram consideravelmente. Em 2017, o país estava em sétimo lugar no ranking de países com mais ocorrências de ataques virtuais. 

Já no ano de 2019, o Brasil subiu de posição, se deslocando para o terceiro lugar no ranking mundial. 

Com a pandemia de Covid-19 esse número aumentou em todo o mundo, e o Brasil não ficou de fora.

A adoção do home office contribuiu para que os ataques virtuais ocorressem, devido a ausência de softwares de segurança e o acesso remoto dos colaboradores aos dados das empresas. 

Além disso, com o uso crescente de ferramentas tecnológicas, o compartilhamento de informações também aumentou, culminando nas invasões de hackers.



 

Combatendo o cibercrime no Brasil: formas de se prevenir


Para prevenir ciberataques, é extremamente importante que você tenha alguns cuidados. Confira agora 7 boas práticas para evitar ataques virtuais:

1º Crie senhas seguras, de preferência envolvendo números, letras e caracteres especiais; 

2º Nunca acesse links e anexos que parecem suspeitos. Se estiver com dúvida, entre em contato diretamente com a empresa para autenticar a veracidade;

3º Evite conectar seus dispositivos a redes de wifi abertas;

4º Faça um inventário digital para garantir a segurança dos dados;

5º Realize o backup com frequência. 

3 serviços da Integrasul para garantir a segurança virtual do seu negócio


Se você trabalha com dados pessoais, é essencial garantir a segurança dessas informações. 

A Integrasul possui diversos serviços de proteção para o seu negócio. Conheça alguns a seguir:



 

Gestão da Informação 


Esse serviço, como o próprio nome já diz, realiza o controle de informações importantes na rede, protegendo esses dados e gerenciando o tráfego de acesso na empresa. 

Ao desenvolver métodos de criptografia, os profissionais da Integrasul, juntamente com os softwares de segurança virtual, criam políticas personalizadas de acesso e protegem as informações da empresa contra furtos. 



 

Gestão de Vulnerabilidades 


O serviço de gestão de vulnerabilidades é crucial para qualquer estratégia de segurança, tanto para inspecionar as falhas existentes na rede como manter o sigilo de dados sigilosos.

Através desse serviço, é possível verificar quais são as fraquezas do seu domínio ou rede interna, logo, a sua empresa se mantém segura de vírus e outros malwares destinados.



 

Gestão de Ameaças Virtuais 


O serviço de gestão de ameaças virtuais é utilizado para identificar vírus, trojans e outros malwares que estão em atividade na rede. 

Além disso, esse serviço também determina as áreas de maior risco e rastreia onde o vírus está instalado, criando uma defesa personalizada contra ataques cibernéticos. 
Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Não espere para garantir a segurança do seu negócio.

Veja também

segurancadainformacao_5fc3e941240e2bd670367d8855ae8137-750x226

Gestão da Informação nas empresas: qual sua necessidade?

Saiba mais
Sem-Título-1-8-750x279

Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade: os 3 pilares da Segurança da Informação

Saiba mais

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades da Integrasul em seu e-mail.