SASE: Protegendo o Futuro Digital com uma Abordagem Inovadora em Nuvem

sase_blog

10 de AGOSTO de 2023

A Secure Access Service Edge (SASE) é um conceito inovador que combina serviços de rede e segurança para proteger usuários, aplicativos e dados. Com a evolução das redes corporativas e a presença crescente de usuários e aplicações fora do ambiente tradicional, as soluções baseadas em hardware nos datacenters convencionais já não são suficientes para garantir a proteção necessária.

A abordagem SASE move os controles de perímetro de segurança de rede para a nuvem: em vez de redirecionar o tráfego para dispositivos de segurança, os usuários se conectam diretamente ao serviço em nuvem do SASE, garantindo o acesso seguro a serviços, aplicativos e dados da Web por meio da aplicação consistente das políticas de segurança. Isso garante que o controles de perímetro sejam mais rápidos, mais sensíveis à aplicação, ao usuário e centrado nos dados.

Com as mudanças no cenário tecnológico, as soluções de segurança tradicionais, que pressupunham que usuários e aplicações estavam dentro do perímetro da rede corporativa, não são mais adequadas. Com a migração de dados corporativos para a nuvem e o aumento do trabalho remoto, as organizações precisam de novos modelos de controle de acesso, proteção de dados e defesa contra ameaças. Desta forma, ao adotar uma abordagem SASE, sua empresa está optando por uma nova estratégia arquitetônica para segurança e rede.

Nesse contexto, o antigo perímetro de rede está se dissolvendo, e a agilidade é essencial para lidar com as oportunidades proporcionadas pela transformação digital. Muitas organizações estão percebendo que sua coleção de produtos pontuais autônomos, como firewalls, gateways seguros da Web, prevenção contra perda de dados (DLP) e corretores de segurança de acesso à nuvem (CASB), já não são mais adequados para o mundo em nuvem.

Funcionalmente, SASE compreende diversos serviços integrados e interligados de segurança e de rede desenvolvidos e fornecidos não apenas para conceder aos usuários acesso à nuvem, mas também para monitorar continuamente suas atividades, seus dispositivos e aplicações que usam para que os dados possam estar protegidos a todo momento, em cada ponto em que forem acessados, tudo sem sacrificar a experiência do usuário.

Portanto, adotar a abordagem SASE é fundamental para garantir a segurança e a eficiência das operações em um ambiente cada vez mais digital e distribuído. Essa arquitetura oferece uma solução abrangente, alinhada com as demandas atuais de acesso seguro, proteção de dados e defesa contra ameaças, permitindo que as organizações enfrentem os desafios futuros de forma mais eficiente.
Benefícios de adotar as soluções SASE:

1. Flexibilidade: Permite acesso direto à rede ou direto à nuvem de qualquer localidade para fácil adoção de novos modelos de negócios digitais;

2. Economia: elimina o CapEx para infraestruturas on-premises e viabiliza um OpeX mais baixo e previsível devido ao seu modelo de segurança como serviço;

3. Complexidade reduzida: Serviços consolidados em um modelo entregue por nuvem eliminam a complexa pilha de soluções antigas e simplificam o esforço operacional;

4. Melhor desempenho: Maximiza e acelera o acesso aos recursos da internet por meio de infraestrutura de rede global, otimizada para proporcionar baixa latência, alta capacidade e alta disponibilidade;

5. Acesso à Rede Zero Trust: Oferece acesso contextual e seguro a aplicativos privados em nuvens públicas/privadas;

6. Proteção contra ameaças: Detém os ataques na nuvem e na web, como phishing, malware, ransomware e agentes internos mal-intencionados;

7. Proteção de dados: Protege os dados dentro e fora da organização, inclusive em nuvens públicas, bem como entre as instâncias corporativas e pessoais dos aplicativos na nuvem.

Ao adotar a abordagem SASE, as organizações podem fortalecer suas defesas, melhorar a experiência do usuário e estar preparadas para enfrentar os desafios futuros da cibersegurança e da transformação digital. A integração das soluções Netskope ao portfólio da Integrasul traz abordagem unificada e eficaz para proteger redes, usuários e dados, independentemente de sua localização ou dispositivo utilizado. A expertise combinada das duas empresas proporciona uma abordagem proativa e inovadora para enfrentar os desafios de segurança em um mundo digital em constante evolução.

https://www.netskope.com/pt/security-defined/what-is-sase
https://www.netskope.com/pt/wp-content/uploads/2021/05/designing-a-sase-architecture-for-dummies-pt.pdf

Assine a nossa newslettere receba as novidades da Integrasul em seu e-mail.

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Você precisa aceitar a Política de Privacidade