Segurança de Redes: aprenda em 5 minutos como se proteger

Security

17 de SETEMBRO de 2021


Nos dias que vivemos, é extremamente importante ter uma estratégia de segurança de redes, independente da  área de atuação de sua empresa, seja  multinacional ou microempresa. 

Do prestador de serviços ao dono de um super negócio, se você está conectado ao mundo virtual, é necessário investir em proteção de dados.

Recentemente, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor e passou a ser um diferencial para garantir que os dados dos usuários estejam seguros enquanto navegam pela web.

Ao mesmo tempo, as empresas também precisam garantir uma maior proteção e segurança quando o assunto é os dados que circulam internamente.

Afinal, uma empresa não vive sem clientes, e clientes passam seus dados para comprar um produto ou contratar um serviço.

Leia também: Zero Day Vulnerability: o que é Vulnerabilidade 0 Day e como funciona?

Pensando nisso, elaboramos um mini manual para lhe auxiliar a fazer o melhor serviço de segurança de redes. Sabe o melhor? Você aprenderá tudo isso em menos de 10 minutos.

Anote tudo o que você considerar importante, afinal, quando o assunto é proteção de rede, não podemos brincar, são dados pessoas e profissionais.

Boa leitura!
 

O que é e como funciona uma Rede Corporativa?



Foto: Christina Morillo/Pexels

Bem, na introdução de nosso manual comentamos sobre a proteção de dados quando se diz respeito a uma rede corporativa. 

Entretanto, esse ecossistema virtual não diz respeito somente a informações de usuários e clientes, mas, sim, de tudo o que envolve o sistema de Tecnologia da Informação.

Uma Rede Corporativa é um conjunto de dispositivos que tem uma comunicação entre eles para fazer a troca de informações. Sendo assim, todo esse mundo dentro de uma empresa precisa de diversas peças para se formar.

Tendo uma boa infraestrutura de Rede Corporativa é possível que uma empresa estabeleça uma ótima comunicação entre os seus colaboradores, dessa forma, torna-se melhor a troca de informações até mesmo se um desses profissionais não estiver no mesmo prédio que os demais.

Esse conjunto que compreende todo o ecossistema de Rede Corporativa é formado por diversos dispositivos.

Dentre eles, destaques para um servidor, um switch e um roteador de alta velocidade. Porém, para garantir a segurança das redes, é preciso que exista um firewall de proteção.
 

 

Conheça os principais tipos de Redes Corporativas



Agora que entendemos o que é e como funciona uma Rede Corporativa, podemos caminhar mais uma casa em nosso manual: conhecer os principais tipos de redes.

Acompanhe nossa lista abaixo e não perca nada.
 

CAN


Muito utilizada em locais abrangentes como hospitais e universidades, que contam com grandes polos e prédios distantes, a Campus Area Network (CAN) tem como grande diferencial ser uma rede de grande alcance.


LAN


Muito utilizado em casas e apartamentos, além de empresas onde os colaboradores ficam dentro de um mesmo espaço físico, a Local Area Networks é a rede mais conhecida. Ela é perfeita para conectar computadores em uma curta distância.


MAN


Se sua empresa possui mais do que uma unidade dentro de uma mesma cidade, ou até mesmo estado, a Metropolitan Area Network (MAN) deve ser escolhida.Ela é ótima para conectar filial com matriz.

Seu principal ponto é ter a possibilidade de conexão mesmo com quilômetros de distância entre uma unidade e outra.


RAN


Se a sua empresa não pode ficar desconectada nem por um segundo, mas, mesmo assim, ela não possui mais do que uma unidade, a Regional Area Network é a escolha. Ela tem dois pontos como os seus diferenciais.

O primeiro é possuir um alcance maior que a LAN e a MAN, e o segundo é ter uma alta velocidade por meio da utilização da fibra óptica.


SAN


Anteriormente, falamos sobre os servidores serem uma das peças importantes para o conjunto geral da Rede Corporativa. A Storage Area Network tem como única funcionalidade conectar esses equipamentos entre si, além de armazenar dados.

Leia também: Gestão da Informação nas Empresas: qual sua necessidade?

Para escolher a rede que melhor se encaixe com a sua empresa, é necessário fazer uma análise de custo-benefício, ou seja, entender a abrangência do seu negócio e como ele precisa que os dados circulem entre eles.


 

Como fazer a melhor Segurança de Redes para uma empresa?



Foto: Gerd Altmann/Pixabay

Chegamos ao ponto principal do nosso manual: como fazer a melhor segurança de redes para uma empresa.

Uma infraestrutura de redes, quando feita da forma correta, garante uma maior segurança não somente para o dono da empresa, mas para todos os colaboradores e, até mesmo, clientes que acabam fornecendo os seus dados de alguma forma.

Separamos alguns passos que tornarão a Segurança de Redes dentro de sua empresa mais efetiva.



 

Não utilize softwares piratas


Diversas empresas optam por não adquirir a licença de alguns produtos, devido aos altos custos que eles têm. Entretanto, é importante salientar que atrelado a este valor está a garantia de segurança.

Seja um programa de edição, um antivírus, ou até mesmo um editor de textos, é de suma importância que as empresas utilizem um software licenciado. Caso não queira optar por este procedimento, o mais correto a se fazer é escolher opções gratuitas.

Hoje, no mercado de tecnologia, existem diversos programas a custo zero e que entregam uma ótima experiência e funcionalidade.

Aliás, outro ponto bastante importante sobre não utilizar um programa original é que isso também é crime.

O primeiro passo para uma boa Segurança de Redes é garantir o licenciamento de todos os produtos que circulam dentro de uma corporação.

 


Faça backups


Sim, mesmo que hoje existam sistemas em nuvem, ainda é muito importante para a

Segurança de Redes fazer backups constantemente. Dependendo do tamanho de sua empresa, o tempo entre um e outro pode variar, mas, o mais correto seria que eles fossem feitos diariamente, ainda mais se existe um grande fluxo de dados.

Atualmente, é mais fácil identificarmos se um site é seguro ou não. Entretanto, nunca estaremos 100% protegidos, afinal, como a tecnologia muda dia após dia, algumas brechas para ataques podem ocorrer.

Dessa forma, é importante manter todos os dados a salvo, afinal, caso algum ataque aconteça, você terá um backup e poderá se restabelecer de uma forma mais rápida e tranquila após eliminar a ameaça.


  

Treine os colaboradores


Ter a sua equipe qualificada e pronta para identificar qualquer problema que ocorra nos computadores é fundamental para manter uma boa Segurança de Redes Corporativas.

Quando um funcionário não está preparado para identificar possíveis ameaças virtuais, como spam em e-mails ou sites que tem a finalidade de roubar os dados por meio de cadastros, a sua segurança estará em risco.

Promova treinamentos entre a equipe de TI e o restante do seu time, deixar todos os colaboradores alinhados com as estratégias de defesa na web tornará o processo mais simples e tranquilo. Evitando, assim, surpresas indesejadas.

 


Bloqueie conteúdos


Muito alinhado com o primeiro e o terceiro item de nossa lista, fazer o bloqueio de conteúdos maliciosos na internet é de grande valia para evitar a programação de malwares em sua Rede Corporativa.

O ideal, nesse momento, além de ter a equipe preparada é instalar softwares que bloqueiam conteúdos que possam ser uma ameaça na web. De preferência, um bom antivírus pode auxiliar nesse processo.
 
Tenha um Firewall e uma empresa de Segurança de Redes ao seu lado
Todos os itens anteriores podem ser um tanto complicados de serem colocados em prática se você não tiver uma empresa especializada em Segurança de Redes para auxiliar no processo.

Com diversos produtos que auxiliam e fazem com que as informações sigilosas se mantenham seguras, a Integrasul possui mais de 20 anos de experiência no mercado de Segurança da Informação.

Ainda assim, possuímos diversas estratégias de segurança que vão desde Gestão de Ameaças Virtuais à Gestão de Continuidade de Negócios.

Tenha a segurança de ter a melhor empresa de Segurança de Redes ao seu lado, entre em contato conosco e fale com um especialista, estamos prontos para lhe atender e ajudar a proteger as informações de sua empresa.

Assine a nossa newslettere receba as novidades da Integrasul em seu e-mail.

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Você precisa aceitar a Política de Privacidade