Zero day vulnerability: o que é vulnerabilidade 0 day e como funciona?

Zero-Day-Vulnerability

05 de AGOSTO de 2021


O termo zero day vulnerability pode parecer desconhecido, mas, com certeza, alguém próximo, ou, até mesmo, você já sofreu com esse tipo de ataque. 

Você sabe do que se trata? Se a resposta foi não, fique tranquilo! Vamos explicar o que é, como funciona e quais são os danos que podem ser causados por essa vulnerabilidade. 

Você também pode se interessar: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade: os 3 pilares da Segurança da Informação

Ao final do texto, você também confere as melhores soluções para garantir a segurança virtual do seu negócio.

Seja bem-vindo ao blog da Integrasul e boa leitura!



 

O que é zero day vulnerability?

 
Também conhecida como vulnerabilidade 0 day, essa falha nada mais é que uma brecha de segurança encontrada em softwares, possibilitando que ataques aconteçam.

Como os desenvolvedores não possuem conhecimento sobre essa vulnerabilidade, percebe-se apenas no momento em que um malware invade o sistema. 

Portanto, é usado o termo zero day (zero dias), referindo-se à falta de tempo da equipe técnica para corrigir as vulnerabilidades e impedir maiores danos na rede. Ou seja, a correção deve ser feita com urgência para evitar maiores danos.

Acesse também: Gestão de Vulnerabilidades Virtuais



 

Como funciona a zero day vulnerability? 


Todos os dias, diversos sistemas e dispositivos sofrem tentativas de invasão. Em alguns lugares do mundo esses ataques são mais frequentes que outros, como o Brasil, por exemplo.

Sendo assim, é comum que em meio a diversas tentativas de ataques virtuais, sejam encontradas vulnerabilidades em dispositivos e softwares.

Essas brechas de segurança geralmente tornam-se portas de entrada para hackers disseminarem malwares e outros tipos de vírus. 
Nesse caso, há duas situações mais prováveis quando há uma falha zero day. São elas: 

- Falhas na segurança consideradas graves, mas que foram descobertas primeiro pelos desenvolvedores. 

- Falhas na segurança que já foram descobertas pelos hackers, e os desenvolvedores desconhecem. 

Logo, a zero day vulnerability funciona como um alerta de segurança para a equipe técnica, sendo que, muitas vezes, o cibercriminoso pode continuar usufruindo do sistema, mesmo com as correções. 

Portanto, é indispensável realizar a atualização do sistema da sua empresa com frequência, fazendo com que os funcionários entendam a importância de manter seus dispositivos eletrônicos em conformidade com as solicitações da equipe de TI.



 

Principais danos causados pela vulnerabilidade zero day


De um modo geral, quando acontecem invasões em redes privadas, organizacionais e até governamentais, podem ocorrer danos que afetam todo o sistema.

Agora, vamos elencar as principais consequências da falha zero day vulnerability. Confira!
Roubo de informações

Não é novidade que hackers invadam redes para roubar dados sigilosos. Isso também acontece no caso da vulnerabilidade zero day. 

Cibercriminosos buscam brechas de segurança em alvos específicos, com o objetivo de furtar dados, ou, até mesmo, pedir uma quantia para fazer a devolução dos mesmos para a entidade responsável. 



 

Danificação da rede 


Ao contrário do exemplo anterior, alguns hackers não visam o retorno financeiro. O objetivo do ataque virtual pode ser apenas danificar o sistema e prejudicar os usuários da empresa. 

Através da zero day vulnerability, são disseminados programas específicos para travar o funcionamento da rede e impedir que informações sejam recuperadas posteriormente. 

 


Malwares e vírus


Por fim, as vulnerabilidades podem ser uma porta de entrada para que ransomwares, malwares e outros arquivos contaminados sejam distribuídos na rede. 

Dependendo da situação, esses vírus podem alterar as configurações, destruir arquivos e comprometer a rede permanentemente. 


 

Como se proteger de falhas zero day?


Para se proteger da zero day vulnerability, ou vulnerabilidade 0 day, é extremamente importante contar com sistemas que garantem a segurança dos seus dados virtuais e, acima de tudo, identifiquem as vulnerabilidades. 

Além disso, alguns cuidados básicos muito importantes para assegurar a integridade da sua rede, são: 

- Atualizações
- Manutenções frequentes
- Monitoramento interno 



 

A Integrasul é a solução dos seus problemas


Todos os dias, inúmeras empresas e outras entidades sofrem tentativas de invasões. E a sua pode ser uma delas! 

Confie na Integrasul para garantir a segurança dos seus dados e evite danos no seu sistema de gestão. 

Solicite um orçamento e tire suas dúvidas sobre os nossos serviços. 

 

Assine a nossa newslettere receba as novidades da Integrasul em seu e-mail.

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Você precisa aceitar a Política de Privacidade