Trabalho em home office: E a segurança das informações como ficam?

home-office-coronavirus1-750x315

28 de JUNHO de 2021

Com a pandemia do COVID-19, o trabalho em casa tornou-se uma necessidade para as empresas manterem parte de suas operações ativas. Forma de trabalho esta que em algumas organizações era contestada e que nunca foi uma realidade.

O surgimento desta necessidade forçou a quebra de alguns paradigmas e implementação de processos sem muito planejamento e preocupação com a segurança das informações destas empresas. Essa modalidade de trabalho pode abrir portas para riscos de segurança e ciberataques.
Seguem algumas dicas práticas que podem ajudar sua empresa a minimizar estes riscos.

Configure MFA ( Múltiplo fator de autenticação ): Acessos externos a portais, VPNS, ERPS e outros sistemas podem ser integrados a soluções de MFA. Essa ação tem como objetivo melhorar a segurança de autenticação nesses sistemas através de mais de um fator de autenticação.

Pré-configure os dispositivos de trabalho de seus colaboradores:

 

  • Analise as configurações dos dispositivos de acesso que seus funcionários irão utilizar para trabalhar em casa e garanta que eles estão em compliance com as políticas de segurança da empresa, com todos os aplicativos atualizados e com antivírus ativo.
 
  • Utilize acesso remoto por VPN: Os acessos remotos devem ser obrigatoriamente realizados através de VPNS e regule esse acesso externo (por exemplo, defina os horários de acesso e faça o logoff automático dos usuários do serviço).
 
  • Gerencie o armazenamento das informações: Garanta que todos arquivos ( planilhas, documentos, etc … ) serão armazenados no servidor da empresa e não no computador local do funcionário. Essa ação irá mitigar os riscos de vazamento de informações e perda de dados.
 
  • Oriente seus funcionários sobre golpes de phishing: Infelizmente neste momento os golpistas estão usando situações da COVID-19 para realizar ataques de phishing. Esses golpes são enviados por e-mails e redes sociais, alegando fornecer informações sobra a COVID-19 e até supostas curas da doença.

Além de todas as dicas para manter a segurança da informação durante o trabalho remoto, não se esqueça também de cuidar da sua saúde mental durante esse momento tão difícil que estamos enfrentando.

Assine a nossa newslettere receba as novidades da Integrasul em seu e-mail.

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Você precisa aceitar a Política de Privacidade